O uso do pronome ‘vos’ para se dirigir a uma pessoa é comumente relacionado a argentinos e uruguaios, mais este fenômeno se extende através da Argentina, Uruguay, Paraguay, Costa Rica, e em regiões da Bolivia, Chile, Perú, Ecuador, Colombia, Venezuela, Panamá, Nicaragua, Honduras, El Salvador, Guatemala, México y Cuba.

O “voseo” é um fenômeno lingüístico dentro da língua espanhola no qual o pronome «vos» é usado junto com certas conjugações verbais para se dirigir ao interlocutor em vez de usar o pronome «tú» em situações de familiaridade, contrastando com o tratamento formal de “Usted”.

Morfologicamente, pode afetar todos os tempos e modos, no entanto, é geralmente restrito ao presente indicativo e no imperativo afirmativo.

De onde vem a palavra “vos”?

O pronome “vos” começa a ser usado a partir do século IV e está relacionado ao trato com o imperador. Seu uso teria duas causas;

Por um lado, naquela época havia dois imperadores que emergiram da divisão do Império Romano e se referiram a eles de maneira inclusiva, o uso de ‘vos’ foi introduzido.

Por muitos anos, usar o “voseo” foi considerado gramaticalmente incorreto e até mesmo indigno.

E até poucos anos atrás, «os espanhóis a consideravam inculta», disse Carricaburo.

Mas em vários países latino-americanos isso não foi considerado.

Por exemplo, em 1982, a Academia Argentina de Letras foi a primeira na Ibero-América a aceitar o “voseo” como norma culta, o que significa que reconhece o uso do “vos” como legítimo, tanto para tratamento informal, literatura e textos oficiais.

E na Costa Rica, o “voseo” foi considerado da mesma maneira, como um fenômeno geral em todas as classes sociais.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *